loader

Aulas práticas do Detran começam a ser filmadas



Cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos serão as primeiras a usar a tecnologia

Correio do Povo



As aulas práticas de direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) começaram a ser registradas em forma de vídeo e áudio, a partir desta quinta-feira, em 29 cidades gaúchas. Conforme o diretor-geral do Detran, Ildo Mário Szinvelski, a medida, que será gradual no Estado, tem como objetivo permitir maior controle e segurança ao processo de habilitação, reduzir erros e possibilitar a extração de relatórios estatísticos detalhados.

"Para a melhor formação dos nossos condutores, é necessário mostrar todas as aulas práticas, teóricas e também os exames. Esse sistema irá qualificar o processo de habilitação do nosso Estado, trazendo maior transparência, controle, segurança e uma demonstração da realidade vivencial", expôs o diretor-geral.

O calendário também prevê o início das filmagens das provas práticas para a carteira de habilitação a partir de 01 de novembro. Szinvelski afirmou que as câmeras ficarão instaladas dentro dos veículos filmando, principalmente, os pedais e o volante.

"(As câmeras ficarão) nos veículos, instalados para filmar o volante, os pedais, e para controlar todas as manobras efetuadas pelo candidato, e também o seu manejo do veículo. Essas imagens são reservadas e o sistema é gerenciado pela Procergs. Então, essas imagens, e esses dados, terão acompanhamento dos técnicos do Detran", destacou Szinvelski.

As primeiras cidades que começaram a aplicar esse modelo foram da Região Metropolitana e Vale do Sinos: Alvorada, Bom Princípio, Butiá, Cachoeirinha, Canoas, Campo Bom, Charqueadas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Feliz, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Três Coroas e Viamão.

Veja também

Nos Detrans 29/08/2016

Homem invade Detran de Caucaia no CE e furta arma e coletes de vigilantes


O homem levou 2 coletes a prova de balas e um revólver e fugiu. Um outro vigilante chegou e também foi rendido. Ninguém foi preso.



Normativa 29/02/2016

Deputados do MT aprovam terceirização de vistoria no Detran

Dos parlamentares, dez se manifestaram favoráveis ao projeto e cinco contra.

Educação 22/03/2016

Projeto Cidadão do Futuro reinicia atividades nesta terça-feira

Os alunos realizam ações educativas programadas pelo Detran, que envolvem Teatro, Coral, Libras (Língua Brasileira de Sinais), vídeos e palestras em escolas, instituições e praças em geral.