loader

Boato de novas multas é desmentido


O problema é que muitos usuários da rede decidem passar a informação equivocada adiante sem apurá-las com as fontes oficiais

IG



Diante de mudanças recentes em relação às normas de trânsito, a exemplo do uso do farol alto nas rodovias (e que já foi suspenso pela Justiça Federal no último dia 2), é comum que correntes com falsas informações circulem pela internet, provocando temor entre os motoristas. O problema é que muitos usuários da rede decidem passar a informação equivocada adiante sem apurá-las com as fontes oficiais.

Um dos rumores que tomou o meio digital nas últimas semanas foi o de novas infrações que teriam entrado em vigor. A mensagem que circulou por conversas de WhatsApp e foi compartilhada por muitos usuários do Facebook falava sobre a aplicação de novas penalidades, onde  se encontravam a proibição pelo uso de películas escuras, fumar enquanto se guiava o carro, insultos entre motoristas, entre outras modalidades.

Diante do grande número de compartilhamentos da falsa informação, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) se adiantou em desmentir os fatos, assim como passar as informações corretas sobre outras correntes que, eventualmente, se perdem e ganham força, sempre que mais pessoas, passam a compartilhá-las.

Entra as informações que costumam circular nas redes está a de que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) só pode ser renovada durante o prazo de, no máximo, 30 dias após o vencimento - na verdade, ela pode ser renovada a qualquer tempo, e os 30 dias são o tempo máximo em que o condutor pode circular com a carteira vencida enquanto providencia a renovação.

No último mês, outro boato tomou os motoristas de Salvador de surpresa, desta vez, porque se falava sobre a implantação de "super radares"  na cidade, que teriam, entre suas possibilidades, captar o condutor que estivesse usando o celular enquanto dirige o veículo. A informação foi desmentida pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) posteriormente.

Veja também

Nos Detrans 22/02/2016

Detran RJ suspende carteiras de mais de mil motoristas

Orgão abriu processo tendente à suspensão do direito de dirigir contra outros 1.325 motoristas

Educação 13/05/2016

Multas de trânsito são reajustadas em 55% a partir de novembro, no Pará

Uma novidade é que usar o celular enquanto estiver dirigindo vai passar de infração leve para gravíssima e custará quase R$ 300.

Normativa 11/08/2016

Prefeitura terá que desativar radares e cancelar multas de trânsito

Reclamações de motoristas fizeram com que investigação fosse feita