loader

Detran leva educação de trânsito ao Rally do Sertões



De Goiânia, as equipes partirão para Padre Bernardo, Cavalcante e Posse, de onde seguirá para o estado da Bahia.


Goias Agora



Se tem ronco de motores e automobilismo esportivo, não pode faltar educação para o trânsito. Por isso, o Detran-GO marca presença na 24ª edição do Rally dos Sertões, maior prova off road da América Latina, que reúne pilotos reconhecidos nacional e internacionalmente. Durante os preparativos para a largada, nesta quinta-feira, dia 1º, até sábado, 3, serão realizadas abordagens, entrega de material educativo e o projeto Detranzinho no Autódromo Internacional de Goiânia, com objetivo de atender o público do evento.

O Rally é considerado a maior iniciativa social privada ligada ao esporte no País, contando com milhares de atendimentos médicos, distribuição de toneladas de material educativo e realização de centenas de palestras e oficinas instrutivas. A largada promocional desta edição será realizada no autódromo, no sábado, às 18h30. De Goiânia, as equipes partirão para Padre Bernardo, Cavalcante e Posse, de onde seguirá para o estado da Bahia.

"O Detran-GO vem cumprindo seu papel, levando educação para o trânsito para onde o povo está. Nada mais oportuno que aproveitarmos a paixão pelo automobilismo para despertarmos nesse público a importância do respeito às leis de trânsito e à vida", destaca o presidente do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Por ano, 43 mil pessoas morrem no trânsito em todo o Brasil. "Esse número é inaceitável. Não podemos nos conformar. É preciso que adotemos uma nova postura no compartilhamento seguro das vias", defende o presidente. Ele acrescenta ainda que a educação é a única ferramenta capaz de promover mudanças estruturais no trânsito.

Balada Responsável

As abordagens educativas integram o programa Balada Responsável tem o objetivo de sensibilizar os visitantes e participantes do evento para os riscos da combinação perigosa de álcool e direção. O Balada Responsável, desde o seu lançamento, em setembro de 2011, desenvolve diariamente, ações com o objetivo de alertar a população para os riscos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Já o projeto Detranzinho objetiva sensibilizar os alunos das redes pública e privada de ensino a praticarem e multiplicarem seu conhecimento, de modo a incentivar comportamentos seguros no trânsito por meio da metodologia do Aprender Fazendo, da Lego Education. O Detranzinho consiste na transmissão de conhecimentos sobre trânsito em diferentes estágios e conta com um micro-ônibus totalmente adaptado, que abriga atividades pedagógicas.

Mais informações: (62) 3272-8007

Veja também

Normativa 29/07/2016

Com 121 bafômetros parados, Detran compromete ações da Lei Seca no RN

Capitão que comanda equipe pegou dois aparelhos emprestados no Recife. \'No interior do estado, não há um etilômetro sequer\', diz Isaac Paiva.


Tecnologia 08/08/2016

Detran pode entregar documento de veículo em casa