loader

Sindtaxi coordenará cursos para formação de taxistas em Porto Velho



O Sindicato dos Taxistas Autônomos do Estado de Rondônia-Sindtaxi encaminhou ofício para o Detran reivindicando providências em relação aos cursos ...

Rondoniagora



O fechamento repentino da unidade do Sest-Senat em Porto Velho prejudicou diretamente o curso de formação e aperfeiçoamento dos taxistas do Estado. O curso foi direcionado pelo Departamento Estadual de Trânsito-Detran, para as autoescolas, mas a medida não atendeu as necessidades da categoria.

O Sindicato dos Taxistas Autônomos do Estado de Rondônia-Sindtaxi encaminhou ofício para o Detran reivindicando providências em relação aos cursos, da cobrança da matricula e da expedição do certificado de formação de taxistas pela Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran, que estava a cargo das autoescolas.

O presidente do Sindtaxi, Waldiney Souza Luz, o Filhão, encaminhou ofício ao Detran-RO colocando o sindicato à disposição para a contratação de profissionais necessários para a realização dos cursos como entidade mantenedora.

No último dia 31, a Coordenadoria Técnica de Educação de Trânsito-DTET do Detran encaminhou ofício ao Sindtaxi, informando que o órgão não tinha condições de atendê-lo, mas que o problema poderia ser solucionado numa parceria com o sindicato. O início dos trabalhos seria em janeiro do próximo ano.

No primeiro mês de 2017 serão realizadas as matrículas, conforme edital do Curso de Formação de Taxistas, para atender 4 turmas de aproximadamente 35 alunos. A Coordenadoria da Escola Pública de Trânsito-Ceptran repassará ao Sindtaxi o formulário de matrícula e os boletos para o recolhimento do pagamento das matrículas que serão obrigações do sindicato e efetivadas pela Ceptran.

O Sindtaxi também tem a responsabilidade da locação onde o curso será ministrado em 4 turmas no período de 8 a 10 de março de 2017 e mais quatro turmas de 5 a 7 de março próximo totalizando oito turmas de Formação de Taxistas.

O presidente Filhão esteve no Detran mantendo contato com a supervisora da Escola Pública de Trânsito, Rosana Maria Matos Silva e chefe da Divisão de Registro da Escola, Telma Ferreira da Silva, para ajustar os detalhes para a nova função do sindicato.

Em reunião com os secretário da Semtran, Antônio Jorge dos Santos e a diretoria do Sindtaxi, na sexta-feira (2), foram suspensas atividades relacionadas ao curso, inclusive a cobrança do certificado, até a conclusão dos cursos no próximo ano.  

Veja também

Nos Detrans 11/04/2016

Em 48 horas fiscalização autua 149 condutores alcoolizados no DF

Ações ocorreram em várias cidades do Distrito Federal

Normativa 22/03/2016

Assembleia Legislativa do Tocantins vota por suspensão de vistoria para veículos novos

Segundo o autor do projeto, o deputado Olyntho Neto (PSDB), a competência constitucional para legislar sobre o assunto é dos órgãos da União e não do Estado.

Educação 08/07/2016

Venda de peças usadas será controlada por aplicativo

Estabelecimentos e peças comercializadas no Estado devem ser cadastradas em software. Medida deve coibir venda de mercadoria roubada